Com o objetivo de fomentar a produção, ampliar a rentabilidade financeira somados a uma maior conscientização da necessidade de preservação da natureza, o Sindicato Rural de Caxambu e o Senar MG em parceria com a Prefeitura de Caxambu promoveram entre os dias 03 e 05 de outubro, o curso de Produção de Própolis.
Na oportunidade os participantes conheceram as abordagens teóricas e práticas envolvendo a utilização dos equipamentos, técnicas de criação, conhecimento aprofundado da biologia e do comportamento das abelhas.
As aulas práticas foram realizadas nas apículas do aluno Lucinei e as aulas teóricas, na Central de Inclusão Produtiva. O curso foi ministrado pelo professor Sérgio – Instrutor do SENAR.
A própolis tem aplicações das mais variadas no campo da saúde humana até a fixação do homem do campo e geração de emprego e renda, por isso apresenta um potencial de crescimento valioso.
Com o curso e atuação dos profissionais, o município de Caxambu pode passar a figurar entre as grandes áreas produtoras do estado de Minas Gerais onde existem cerca de 100 municípios que já têm procedência catalogada e certificada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
O estado Mineiro cada vez mais se torna referência mundial na qualidade de sua própolis e já é o produto apícola com maior volume em exportações atualmente, segundo informações da Federação Mineira de Apicultura.
A referência de Minas na produção da própolis é explicada pela condição climática do estado, com altitude média e temperaturas ideais para a produção da substância, além de equipamentos adequados para a coleta e armazenagem da produção.
Fonte: Prefeitura de Caxambu