Com o objetivo de oferecer capacitação diferenciada para o homem e a mulher do campo, o Sindicato Rural de Caxambu promoveu em parceria com o SENAR MG e apoio da Prefeitura, um curso para operadores de drone (pilotos de aeronaves não tripuladas).
Foram duas turmas, com aulas realizadas entre os dias 10 e 12 de abril e em seguida entre os dias 13 e 15 de abril, tendo como instrutor Samuel Mangia. Na primeira turma participaram 8 pessoas, sendo 4 destes membros da Polícia Militar de Caxambu, 3 produtores rurais e 1 pessoa da comunidade.
-“Estamos promovendo um curso de alta tecnologia, de inovação, com a utilização de drones na agropecuária disponibilizando assim uma nova oportunidade de aprendizado para nossos associados” – disse Eduardo Rafael, Presidente do Sindicato Rural de Caxambu.
Segundo ele, importante destacar também a parceria com a Polícia Militar nesta atividade –“Pudemos ampliar nossa atuação junto a PM de Caxambu, oportunizando a participação de servidores da corporação, para qualifica-los na operação de drones e assim apoiar a ampliação da qualidade da segurança pública no campo e na cidade” – afirmou Eduardo.
No curso os participantes aprenderam sobre as potencialidades dos equipamentos e as diversas utilizações do mesmo. Um treinamento de excelência, constando toda a legislação pertinente ao manuseio do drone, registro na ANAC, registro dos pilotos, bem como a solicitação para a realização de voos entre outros.
Um dos alunos foi o Fernando, que é produtor rural em Caxambu e associado do Sindicato Rural. Segundo ele, o curso foi muito importante para mostrar como utilizar uma nova tecnologia como esta –“Muito enriquecedor! Pudemos ter mais noção desta tecnologia que vai auxiliar no agro, como por exemplo, até contar o gado com o uso de um drone. Temos que agradecer a iniciativa do Sindicato e ao Senar em mobilizar para trazer um curso como este – afirmou. (veja o depoimento completo no vídeo abaixo)
E o interesse pelas novas tecnologias chama a atenção também de produtores rurais experientes. Um dos alunos, José Carlos Ematné, é ex-presidente do Sindicato Rural, Engenheiro Agrônomo aposentado da Emater, atua como agrônomo consultor do Sindicato e é também um dos associados. Além de ser instrutor do curso técnico de agronegócio do SENAR.
Com toda esta bagagem, ele não perdeu tempo e participou para aprender sobre a inovação que veio para ajudar o meio rural.
-“O curso bem produtivo, com instrutor muito capacitado e grande o aproveitamento dos alunos, nas aulas teóricas e práticas quando os alunos pilotaram o drone. Nossos agradecimentos a todos os envolvidos nesse curso de alta tecnologia” – disse José Carlos.
Os cursos do Sindicato Rural e Senar MG são realizados periodicamente, com diversas oportunidades, contando com o apoio da Prefeitura, visando o desenvolvimento da cadeia produtiva local.