CURSO DE DRONE DO SENAR GERA OPORTUNIDADE DE TRABALHO E RENDA

O Sindicato Rural de Caxambu e o SENAR MG em pareceria com a Prefeitura Municipal promovem dezenas de cursos que abrem oportunidades de emprego e renda em diversas frentes profissionais. Uma destas formações é o “Curso de Operações de Drones” em vários níveis e com várias aplicações que são ofertados pelo SENAR desde 2018, sempre com muita procura.

-“O Sindicato Rural de Caxambu vem apoiando essa tendência de uso de drones e durante o último ano foram realizados diversos cursos dessa tecnologia” – destaca o Presidente da instituição Eduardo Rafael.

Em Caxambu foram formados 65 alunos no ano passado, todos já aptos para ampliar a aplicação do que aprenderam e buscar oportunidades no mercado de trabalho.

Leia abaixo reportagem da jornalista Maria Teresa Leal publicada no portal da Rádio Itatiaia com outros detalhes sobre esta inovação tecnológica que está mudando o mundo:

Vagas sobrando e salários de até R$ 12 mil; saiba mais sobre o universo dos pilotos de drone em Minas

Uma pesquisa divulgada pela plataforma Linkedin nos últimos dias, jogou holofotes sob a profissão ‘piloto de drones’. De acordo com o levantamento feito, dentre as novas profissões do agro, essa é uma das que mais cresceu nos últimos anos e tende a continuar em expansão em 2024. O analista técnico de Formação Profissional Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Alexandre Martins, confirma a informação. Mas o boom aconteceu mesmo de dois anos pra cá. “Em 2022, foram realizados 157 cursos e em 2023, 298, o que representa um aumento de 53%, lembrando que as turmas são montadas de acordo com a procura”.

Desde 2018, já foram realizados 672 cursos relacionados a drones, com a participação de 13.352 alunos. As regiões que mais demandam a formação são o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas, mas há interesse e procura em todas as outras regiões do estado.

São quatro as formações oferecidas pelo SENAR na aba “Agricultura de Precisão com Drones”:

Operações Básicas

Captura de fotos e vídeos e mapeamento e interpretação agronômica de imagens

Mapeamento e interpretação agronômica de imagens

Operador de Aeronaves Não Tripuladas/Drone/Asa Rotativa – Pulverização

Alexandre explica que o curso de “Operações Básicas” é para quem nunca operou o equipamento, não tem nenhum conhecimento prévio e precisa começar do zero. A carga-horária é de 24 horas. Oferece conhecimento teórico e treinamento prático de pilotagem.

Já no curso de “Captação de Fotos e Vídeos e Interpretação Agronômica de Imagens…” é a uma formação completa com carga horária de 40 horas. Ensina a pilotagem em si, a captar imagens e a interpretá-las agronomicamente.

No “Mapeamento e Interpretação Agronômica de Imagens”, a carga-horária de 12 h.

JNo curso de Operador de Aeronaves Não Tripuladas – Pulverização com Drones, o foco é a aplicação de defensivos, sendo muito importante entender um pouco sobre a legislação que rege a aplicação de agrotóxicos

Linguagem simples e boa didática

“A linguagem adotada é bem simples e didática, de forma que o conhecimento adquirido seja facilmente aplicável no dia a dia de trabalho. Também cuidamos para que esteja em consonância com o que há de melhor em termos de tecnologia para esse segmento”, disse o analista.

Como se inscrever?

Para saber onde e quando haverá o curso, recomenda-se procurar o Sindicato dos Produtores Rurais da sua cidade ou da cidade mais próxima. Manifeste seu interesse para que eles possam registrar a demanda. Quando formar uma turma, você será avisado.

Os cursos do Senar Minas são gratuitos, abertos a participantes acima de 18 anos, mas é necessário morar ou comprovar vínculo com o meio rural.

Quais são as aplicações?

Em Minas, há uma vasta necessidade de mão de obra envolvendo drones. Desde aplicações básicas como fotos urbanas ou rurais; produção de vídeos e ensaios fotográficos, até o mapeamento do terreno para identificação de áreas deficientes, infestadas de pragas, ou que necessitam de ações corretivas de fertilidade, principalmente aquelas que são mais desafiantes, seja pelo tamanho ou pela inclinação. Inclusive a pecuária de precisão trabalha muito com os drones, que, combinados com softwares específicos, fazem a contagem de animais e até de árvores, eucaliptos, da silvicultura, por exemplo. Então, a aplicabilidade é muito grande.

Há também um grande número de empresas que prestam serviço no meio rural com a utilização de drones. É comum um grupo de propriedades se unir para contratar uma empresa que faça serviços com o equipamento, como forma de baratear os custos. Então, depois de formados, os pilotos podem ser contratados por essas empresas.

Outros, que já conquistaram uma clientela fixa, preferem trabalhar como autônomos, tirando seu sustento exclusivamente do equipamento. Tem mercado de trabalho amplo em aberto e com boas remunerações. Os valores podem ser cobrados por hora, por hectare, por projeto ou por mês. Outra possibilidade é alugar seu equipamento, quando não estiver usando. A remuneração vai depender do tamanho e do tipo de serviço (se foto, filmagem ou pulverização….) da área envolvida e do que foi combinado entre as partes, podendo variar de R$ 2. 500 a R$ 12 mil.

Mulher pode ser pilota?

“Sim, claro! Porque não? Inclusive, pela nossa experiência, elas são mais cuidadosas com os equipamentos do que os homens. Não há qualquer restrição. Um bom piloto de drone tem que ser observador, conhecer a legislação vigente e segui-la à risca e ser cuidadoso com o equipamento. Mas o mais importante é ter aptidão para a função, é preciso gostar da atividade, independente de ser homem, mulher, de ter curso superior ou não. Afinal, tudo o que a gente faz com prazer, dedicação e amor, dá certo”.

“O momento é bom para os pilotos de drone porque temos demanda, tecnologia e precisamos formar profissionais capacitados para continuarem impulsionando, cada vez mais, o agro”.