O curso de Brigadista Orgânico foi realizado entre os dias 24 e 26 de abril e o de Brigadista Florestal nos dias 27 e 28, ambos promovidos pelo Sindicato Rural de Caxambu, Senar MG em parceria com a Prefeitura Municipal. Participaram 12 alunos em cada curso, tendo como instrutor engenheiro Ambiental Paulo Francis Figueró Pena –do SENAR com aulas ministradas na Central de Inclusão Produtiva, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que funciona no Centro de Convenções.
O objetivo foi dar treinamento na prevenção de queimadas, na propagação de incêndios e quais os procedimentos após a queimada. Incluiu temas como comportamento do fogo, equipamentos adequados, ferramentas e EPIs para o combate às queimadas, ferimentos mais comuns entre outros.
Os alunos receberam a preparação quanto à resposta rápida aos incêndios e no conhecimento prático da utilização de novas tecnologias, aguçando uma nova visão com relação ao fogo. Também, sobre as regras e a legislação em vigor.
Com 80% do conteúdo aplicado de forma prática, os participantes aprenderam a utilizar equipamentos para o controle de incêndios, como: hidrante, extintores de incêndio, abafador e bomba costal. Além de práticas de resgate, primeiros socorros, com técnicas de imobilização, contenção de hemorragia e reanimação cardiopulmonar.
O curso vai de encontro à realidade local que sempre vivencia, em época de seca, o problema das queimadas com grandes prejuízos econômicos e ambientais.
Fonte: Prefeitura de Caxambu