O Sindicato Rural de Caxambu por meio do SENAR MG promoveu dois cursos de trabalhador da pecuária (equinos): sanidade e primeiros socorros; manejo e alimentação, ministrados pelo instrutor Rivaldo Nunes. Cada curso teve duração de quatro dias, período em que os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a higiene, saúde, segurança, meio ambiente, raciocínio lógico, manejo animal, doenças e zoonoses, dentre diversos outros assuntos relativos à criação de cavalos. Caxambu tem uma forte identificação com a criação de cavalos, principalmente com a raça mangalarga marchador, contando com diversas propriedades dedicadas ao animal.
Para sindicato, cursos trouxeram conhecimento atualizado
Além de conseguir trazer temas pertinentes à criação de equinos, os cursos tiveram sucesso devido ao empenho e à experiência do instrutor. Para o presidente do Sindicato Rural de Caxambu, Eduardo Rafael, foram momentos de profundo aprendizado e muita gratidão. “Teve uma participação intensa de alunos, com diferentes formações. O instrutor é muito respeitado e os alunos puderam ter muito proveito. Nossa região possui muitos haras e criadores de equinos e há uma carência muito grande de mão de obra qualificada para atender às demandas, a qual requer conhecimento específico para mantermos o bem estar dos animais”, ressaltou Eduardo.
Rivaldo Nunes é médico veterinário e instrutor do curso, ressaltou que as turmas foram muito empenhadas. Todo aprendizado só foi possível pois eles desejavam aprender e puderam aproveitar o conteúdo. “Muito bom! Isso é gratificante e estimulante para o nosso trabalho! O interesse e participação ativa de quem participou dos cursos, deixou tudo melhor e mais prazeroso!”, afirmou.
Participantes aproveitaram oportunidade
Criadores de animais, médicos veterinários e trabalhadores rurais participaram. Valdenil dos Santos é funcionário em um haras e, mesmo com anos de carreira, aproveitou para colocar em dia o conhecimento, atualizando práticas e melhorando o manejo. “Um instrutor muito experiente, muito bom mesmo. Eu aprendi muito, temos duas éguas no cio no haras e tive conhecimento que agora vou poder aplicar. Nunca é demais aprender coisa boa, espero que me ajude muito. Tenho criação desde pequeno, mas nunca tinha tido um conhecimento formal nessa área, Só tenho a agradecer ao Sindicato Rural de Caxambu e ao Sistema Faemg”, afirmou.
Daniela Knamp criadora e médica veterinária e aproveitou para reforçar a importância sobre manter a qualidade de vida dos animais. – “É necessário garantir o bem-estar, com condições adequadas de saúde e conforto para eles. O criador deve sempre se atentar para que o animal tenha desempenho satisfatório na sua finalidade, seja esporte, competição, trabalho, lazer. O manejo sanitário e alimentar, o manejo do dia a dia, tanto dos animais quanto das instalações se mostra como ponto crucial da criação”.
O policial aposentado Jean da Silva tem como hobby a criação de cavalos. Ele sempre teve animais, mas nunca tinha conseguido aprender formalmente sobre o manejo de equinos. “Quero parabenizar o sindicato e a todos os envolvidos em trazer esse curso. Para mim foi de muita valia. O instrutor é muito bom, a força de vontade dele de repassar o conhecimento é incrível e inspiradora. Sempre tive cavalo e percebi que muitos tratamentos que damos, às vezes está errado, espero aprender e repassar o que aprendi, pois isso é o que deve ser feito. O repasse da informação, para que todo mundo, até quem não veio, aprenda”.
Texto: Flávio Christo – Assesoria de Comunicação SENAR JF