O consumo de frutas e hortaliças no país deve aumentar depois da publicação de uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), na sexta (25), revelando que o alimento in natura produzido no Brasil é extremamente seguro para o consumo. A avaliação é de representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura que estiveram reunidos nesta terça (29) na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
“Essa pesquisa foi fundamental para mostrar à sociedade que os alimentos produzidos no campo são seguros. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de frutas e hortaliças três vezes mais do que consumimos hoje. A pesquisa certamente vai estimular este consumo seguro”, afirmou o presidente da Câmara Setorial, Luiz Roberto Barcelos.
Durante a reunião do colegiado, os representantes destacaram a importância do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), da ANVISA, ter focado no monitoramento do risco agudo para a saúde humana. “A divulgação com informações mais transparentes, ampara¬das pela análise de risco, referenda o que vinha sendo defendido pelo setor desde a divulgação do último relatório do PARA, em 2010”, disse o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Tom Prado.
Prado também afirmou que a divulgação dos resultados deverá estimular a ingestão desses alimentos essenciais para dieta da população.
Acesse o Comunicado Técnico da Comissão Nacional de Fruticultura e Comissão Nacional de Hortaliças e Flores: