Durante o período chuvoso um dos maiores desafios enfrentados pelos agricultores é o controle das doenças fúngicas nas plantações. É que o tempo mais úmido favorece o aumento dessas doenças. Alguns produtores recorrem ao uso de agrotóxicos para o controle das doenças, o que pode provocar um aumento significativo do custo de produção, e elevar os riscos de intoxicação de trabalhadores rurais, além da contaminação dos alimentos e do meio ambiente com os resíduos dos venenos agrícolas.
A pulverização semanal de solução contendo água e leite azedo na proporção que varia de 5% a 10% controla as doenças fúngicas com grande eficácia, e também protege as folhas das plantas dos efeitos nocivos do sol.
Rico em micro-organismos benéficos, o leite azedo estimula as defesas naturais das plantas cultivadas, contribuindo na prevenção de futuras doenças e pragas. Recomendamos bater o leite azedo, misturar na água e peneirar antes da pulverização para evitar entupimentos nos bicos dos pulverizadores. Para alcançar os melhores resultados, sugerimos banhar a lavoura sempre no fim da tarde.
Fonte: Estado de Minas