Os insetos são os maiores transmissores de agentes causadores de doenças. A mosca doméstica Musca domestica é um dos insetos mais comuns e nocivos, e pode transportar mais de 1 bilhão de bactérias causadoras de inúmeras doenças. A mosca-do-chifre Haematobia irritans é uma das piores pragas da bovinocultura mundial, responsável por enormes prejuízos à pecuária nacional. Os mosquitos Aedes aegypti e A. albopictus espalham a dengue entre a população em vários estados brasileiros.
O uso de agrotóxicos na tentativa de controle de insetos nocivos só agrava mais a situação, pois provoca a destruição de inimigos naturais e causa desequilíbrios populacionais. Também gera resistência das pragas; e ainda é responsável pela contaminação de alimentos, trabalhadores e ambientes, o que aumenta o custo de produção.
Os insetos têm o sentido de olfato muito bem desenvolvidos, e localizam as suas fontes de alimentos e de reprodução por meio da captação de odores. Por isso, a citronela (Cymbopogan nardus), gramínea aromática originária da Ásia, é indicada como opção natural de combate aos insetos nocivos. Constituída de touceira densa e folhas cortantes, a planta tem mais de 80 componentes, entre os quais: citronelal, geraniol e limoneno, que funcionam como repelentes naturais desses insetos.
Cuidados no plantio
>> A citronela é de muito fácil cultivo e de crescimento bastante rápido e não requer cuidados especiais. A espécie é de clima tropical, exige sol pleno, e não se desenvolve tão bem à sombra. Embora não seja uma planta exigente na questão do solo, recomenda-se o plantio em solos profundos e com boa capacidade de retenção de umidade.
>> A multiplicação é feita por meio da subdivisão de touceiras em qualquer época do ano, com auxílio da irrigação, mas de preferência o plantio deve ser realizado em períodos chuvosos. As mudas devem ser destacadas da touceira, e em seguida as folhas devem ser podadas (com o cuidado de o corte não atingir a bainha da planta) para reduzir a taxa de transpiração e aumentar o índice de pegamento.
>> As covas devem ter dimensões de 20cm de largura e profundidade e devem estar espaçadas a cada 1,5 metros.
Logo após o plantio as mudas devem ser bem irrigadas até encharcar o solo para acomodar a terra às raízes.
Outras recomendações
>> Para alcançar os melhores resultados, vale a regra: “quanto mais citronela plantada, menos insetos nocivos”.
>> Também é recomendável plantar a citronela em áreas ensolaradas, principalmente nos caminhos percorrido pelos ventos, de forma que eles carreguem os aromas até os locais onde é preciso espantar os insetos.
OBSERVAÇÃO
a citronela é parecida e muito confundida com o capim-limão (Cymbopogon citratus), mas pode-se facilmente distingui-las pelo aroma. O capim-limão tem um cheiro parecido com o do limão, enquanto a citronela lembra o aroma do eucalipto.
ATENÇÃO