Os proprietários de imóveis rurais já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) de 2017. Após o preenchimento, será emitido o novo certificado e gerado o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) da taxa cadastral.
O CCIR só é validado após o pagamento da taxa na rede de atendimento do Banco do Brasil.
Caso haja pendências de exercícios anteriores, o sistema calcula automaticamente o valor a ser pago, acrescido de juros e multas. O CCIR 2017 substitui os certificados dos exercícios anteriores. Quem não emitiu o documento antes, deve expedir o novo certificado para regularizar o cadastro do imóvel rural junto ao INCRA.
Recomendamos que os proprietários que não recadastraram imóvel (eis) rural(is) até a presente data, que compareçam à Unidade do INCRA na Prefeitura Municipal para atualizarem seus cadastros, evitando problemas com a Receita Federal, impossibilidade de benefícios federais e transmissão de bens.
Para acessar o documento, os interessados podem acessar o endereço eletrônico
https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao
Quem não tiver acesso à internet, pode emitir o documento junto à Unidade Municipal de Cadastramento do INCRA na Prefeitura Municipal de Caxambu, uma vez que, esta Prefeitura tem acordo de cooperação com o INCRA para atendimento ao público.