A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta fazendeiros e operários sobre os riscos de manuseio de maquinas agrícolas de grande porte em áreas próximas à rede de distribuição de energia.
Segundo o Técnico do Sistema Elétrico, Olacir Gonçalo de Oliveira, acidentes envolvendo máquinas agrícolas e a rede elétrica tem sido relativamente comuns em áreas com agricultura em larga escala, como no Triângulo Mineiro. “Em função da facilidade topográfica, no Sul de Minas também tem aumentado o uso de maquinário agrícola principalmente na região de Luminárias e Ingaí, daí surgiu a preocupação da Cemig em alertar operadores sobre a importância de observar a proximidade da rede elétrica no momento de manusear estas máquinas a fim de evitar acidentes que podem ser fatais”. – informa Olacir Gonçalo.
Acidentes com a rede elétrica acontecem principalmente onde ocorre o uso de colheitadeiras de café e de grãos, que chegam a atingir vários metros de altura, caminhões graneleiros, que possuem hastes de abastecimento que se elevam vários metros, caminhões basculantes, que podem atingir os fios da rede elétrica quando ocorre a operação da caçamba e escavadeiras de médio e grande porte, que podem atingir os fios ou provocar o desmoronamento do terreno e a queda de estruturas se a escavação for feita muito próxima destas.
Olacir Gonçalo alerta que a operação dessas máquinas requer, entre outros procedimentos, análise prévia do local para se evitar acidentes com a rede elétrica. Os principais tipos de acidentes ocorrem quando há a aproximação da máquina ou do operador com os fios da rede elétrica, provocando choque elétrico e danos à máquina e à rede.
Funcionários do Aviário Santo Antônio, em Luminárias, ouviram o alerta da Cemig
durante palestra ministrada pela Técnico Israel Adriano Pinto