O programa de Assistência Técnica e Gerencial (AteG) do Senar Minas tem sido uma iniciativa valiosa do Sindicato Rural de Caxambu para os criadores de gado de corte da região.
Em encontro que aconteceu na sala de reuniões do Sindicato Rural no dia 27 de fevereiro no Parque de Exposições, os participantes acompanharam um balanço do programa, apresentado pelos especialistas do Senar MG.
Por meio desse programa, oferecido gratuitamente, os produtores recebem orientações e suporte técnico para melhorar a gestão de suas propriedades, aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade da atividade.
Os criadores têm a oportunidade de aprender sobre práticas de manejo, nutrição animal, sanidade, e técnicas de reprodução, entre outros temas relevantes.
Além disso, o AteG promove a troca de experiências entre os produtores, fortalecendo a comunidade rural e incentivando a adoção de inovações que podem resultar em melhores resultados econômicos.
Essa abordagem não só contribui para a melhoria da qualidade do gado, mas também para o desenvolvimento econômico da região, ajudando os criadores a se tornarem mais competitivos no mercado. A aplicação do AteG em Caxambu é, portanto, um passo importante para o fortalecimento da pecuária local e para a valorização do trabalho dos produtores.
Veja os depoimentos
A realização da reunião de apresentação de resultados do grupo de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia da bovinocultura de corte, teve como objetivo mostrar aos produtores que aderiram ao projeto, os resultados obtidos ao longo dos primeiros 12 meses de assistência.
Essas reuniões além de cumprir com o objetivo inicial, também é um momento oportuno de interação entre os participantes do grupo, pois, podem se conhecer, saber quais os modelos de produção estão sendo adotados na região, podendo estreitar laços de amizade e futuros negócios.
No campo durante o período da consultoria que consiste em uma visita mensal de 4 horas, os produtores juntamente com o técnico, puderam avaliar seus custos de produção, implementar ações técnicas que causam impacto na atividade (exemplo: manejo de pastagens, nutrição, reprodução e sanidade) além de chegar à conclusão se o modelo de produção adotado (cria, recria, ciclo completo, terminação) é o mais adequado para a propriedade.
A pecuária de corte vem crescendo na região, e com a forte atuação do Sindicato dos Produtores Rurais de Caxambu e Senar Minas, trazem uma oportunidade com o projeto ATeG para que a cadeia se desenvolva cada vez mais de forma profissional com sustentabilidade.
Fábio Moreira – Supervisor do AT e G – Senar MG –
******************************************************************************
O programa ATeG Bovinocultura de Corte do SENAR – MG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caxambu – MG, presidido pelo também pecuarista e participante do programa, Sr. Eduardo Rafael, juntamente com sua equipe técnica, liderada pela Sra. Solange, foi uma ideia pioneira e revolucionária para o setor de gado de corte regional, sendo um divisor de águas na maneira de enxergar e conduzir o negócio rural pecuário, através de uma metodologia técnica e gerencial de acompanhamento in loco mensal nas propriedades, foi elaborado um diagnóstico individual robusto de cada propriedade e produtor, contando com 40 pecuaristas, enquadrando suas características produtivas nos diferentes modelos de produção de gado de corte (cria, recria, engorda e ciclo completo, basicamente) e conduzindo para uma melhor eficiência econômica e uso da terra, através de ferramentas e práticas sustentáveis de produção.
A sucessão familiar também é outro ponto importante que trabalhamos, onde a medida que o negócio se torna mais atrativo, aumentam as perspectivas familiares como um todo! Sem dúvida alguma um programa fantástico que muito vem contribuindo aos pecuaristas de Caxambu e região. Carregamos uma bagagem de vasta experiência profissional em Bovinocultura de Corte, com atuação em diversos estados brasileiros e essa troca mútua de conhecimento e saberes sobre Pecuária de Corte, munida dos respaldos das referidas instituições parceiras, sem dúvida alguma é muito gratificante e já mostra seus bons resultados, em pouco mais de um ano de trabalho já movimentamos mais de R$ 5 milhões de faturamento bruto com mais de 16 mil arrobas comercializadas!! Parceria que se iniciou em novembro de 2023 e se estende a novembro de 2026, proporcionando mais rentabilidade e eficiência aos participantes, consolidando práticas sustentáveis e tornando a exploração pecuária muito mais profissional.
Gabriel Benhami – Engenheiro Técnico do ATeG Senar MG
*******************************************************************************
A participação no AteG Gado de Corte tem sido fundamental para a transformação do nosso sistema produtivo. Estamos migrando do modelo de cria para recria e engorda, otimizando o manejo e melhorando a eficiência na produção. Esperamos que essa mudança nos permita agregar mais valor ao rebanho e fortalecer a sustentabilidade da atividade.
Paulo Roberto Rocha Braga – Fazenda Serra Verde da Roseta
*****************************************************************************
O AteG Gado de Corte foi uma excelente iniciativa do Sindicato Rural de Caxambu. O técnico escolhido tem muito conhecimento na área e tem empenhado em profissionalizar uma área que ainda está operando com técnicas ultrapassadas.
Sou nova na região e no ramo e sem essa assessoria teria de “quebrar” a cabeça e convencer meu ajudante rural. Mudar um manejo, mesmo para melhor, encontra resistência em pessoas que sempre fizeram o mesmo. Agradeço imensamente a iniciativa do Sindicato, ao Eduardo e aos técnicos do Senar.
Marisa Pereira – Produtora rural
*********************************************************************
A assistência do SENAR vem oferecendo aos pecuaristas da região é muito importante. Ressalto três itens :
Primeiro: Aprendemos a ter foco no nosso negócio o que , particularmente não tínhamos A propriedade é um negócio que precisa ter foco .
Segundo : como devemos produzir para atender nossos objetivos ou seja , o que devemos fazer para ter maior produtividade, mais eficiência na lida do dia a dia .
Terceiro : como organizar a propriedade administrativa e tecnicamente para obter melhores resultados .
Assim a participação do técnico do. SENAR, sr. Gabriel tem sido de enorme importância orientando e mostrando os caminhos e procedimentos adequados.
Destacamos também a atuação do sr. Eduardo. Rafael presidente do. Sindicato Rural de. Caxambu em conseguir e apoiar a vinda deste projeto e outros eventos tão importantes é necessários para o produtor rural. Obrigado, nosso reconhecimento é aplausos a todos.
Brigagão Magalhães Sítio Retiro do Rio Peixe – Cruzilia MG
********************************************************************
Nós, da Tabapuã Onda Verde MG, fazemos cria, recria e terminação de gado tabapuã P.O. com IATF, com transferência de embrião e vendemos genética também, tanto como novilhas e touro, melhoradores.
A parte de escrituração do gado é muito complexa, da nossa parte aqui porque a gente faz parte do PMGZ da BCZ, o Programa de Melhoramento Isotec da BCZ, então isso tudo é muito bem documentado: peso do gado, crescimento do gado, escrituração, nascimento, morte e outros.
Agora o ATeG veio para incrementar uma parte da nossa fazenda que é escrituração monetária. Porque muitas vezes a gente faz um trabalho muito bem feito em certos setores da fazenda e peca em outros, que era o caso dessa escrituração monetária, essa escrituração de gastos e hoje em dia qualquer economia que você consiga fazer é muito bom para a gestão.
As margens de lucro estão muito exprimidas, fazenda hoje não dá quase lucro, é muito difícil. Então para você se manter na atividade, principalmente na atividade pecuária, você tem que ter os dados todos em mãos e o ATeG veio para incrementar isso, “ensinar a gente a copilar esses dados” e com dados na mão você consegue direcionar melhor a sua gestão.
Eu acho que o ponto principal que tá ajudando a gente aqui é isso. Certas áreas também de manejo e de dicas, assim, o mesmo grupo trocando ideias sempre ajuda. Isso aí sempre a gente tá aprendendo.
Fazenda é sempre um aprendizado diário. A gente sempre tem novas coisas, novas problemas acontecendo na fazenda e essas questões, tendo mais gente pra discutir e técnicos ajudando, facilita muito o trabalho no final.
Miguel Carvalho Dias – Produtor Rural
***********************************************************************************
Desde o ano de 1996, quando ainda era arrendatário do imóvel rural, me propus a implementar uma pecuária de corte, visando a modalidade “Cria”, ou seja, a produção de bezerros, os quais, uma vez efetuadas suas desmamas, iriam ser vendidos, a fim de se tornarem garrotes e, consequentemente, passando à modalidade “Recria”. Naquela época o gado era mestiço, não atendendo às expectativas de desenvolvimento.
No intuito de absorver maiores conhecimentos e técnicas, me filiei ao Sindicato Rural de Caxambu. Foi uma das melhores atitudes que tive, pois, sempre fui muito bem orientado e ajudado pelas simpáticas e eficientes funcionárias.
Com a eleição do atual presidente do Sindicato, sr. Eduardo Rafael, houve um extraordinário crescimento de suas atividades, tais como diversos cursos, palestras, informativos, etc.
Em outubro de 2023, o presidente Eduardo conseguiu um projeto maravilhoso junto ao SENAR – chamado de AT&G, ou seja, Assistência Técnica e Gerencial – Pecuária Gado de Corte, tendo início o acompanhamento mensal e sistemático do agrônomo – Gabriel Benhami, excelente profissional, que passou a dar total assistência na propriedade.
Como costumo dizer, foi realmente “UM DIVISOR DE ÁGUAS” no desenvolvimento da fazenda, visto que o Gabriel, com profundo conhecedor do assunto e extrema habilidade, me direcionou no que hoje, já considero, um sucesso em tal atividade.
Logicamente, ainda temos um longo caminho pela frente, mas a semente do conhecimento da área, a técnica e gestão, já se encontram lançadas, e, tenho certeza, dará muitos e excelentes frutos.
Parabéns ao Sindicato Rural de Caxambu, na pessoa de seu presidente, de todas as funcionárias, ao Senar, por ter disponibilizado tão precioso projeto e ao agrônomo, Gabriel Benhami.
Fabiano Costa Nogueira de Sá – co-proprietário da Fazenda dos Ipês – Caxambu/MG
***********************************************************************
A pecuária de corte representa uma atividade muito importante em nossa região e após esse primeiro ano do ATeG pudemos verificar que há muitos desafios a serem superados.
Nosso grupo está muito motivado e sabemos que estamos no caminho certo para melhorarmos o nosso posicionamento no mercado e aumentamos a nossa eficiência e por consequência a nossa rentabilidade.
Somos muito gratos ao Sistema FAEMG/Senar pela parceria e principalmente por direcionar profissionais altamente capacitados e focados no sucesso do programa.
Eduardo Rafael – produtor rural e Presidente do Sindicato Rural de Caxambu