O Sindicato Rural de Caxambu parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia, neste 8 de março, em especial nossas colaboradoras, dirigentes e associadas. No agronegócio brasileiro, área de extrema importância para a economia nacional e que impacta diretamente a sociedade, as mulheres contribuem ativamente para a evolução do setor e servem de inspiração para que outras mulheres conquistem seu espaço, seja dentro ou fora da porteira.
Conforme pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio e Instituto Ipeso, o perfil das mulheres que atuam no agronegócio brasileiro é de alta escolaridade, com cerca de 60% possuindo curso superior e aproximadamente 88% tendo independência financeira. Esses dados mostram claramente que as mulheres vêm tendo muito sucesso em suas funções no campo.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) conseguiu traçar o perfil dessas produtoras e o fundamental papel que têm desempenhado para o setor agrícola do país. .
Local onde atuam
-
49,5% em minifúndios;
-
26,1% em pequenas propriedades;
-
13,5% em médias propriedades;
-
10,9% em grandes propriedades.
Tipo de trabalho
-
73% atuam dentro da fazenda;
-
3,7% trabalham em cooperativas;
-
3,4% no setor de insumos agrícolas;
-
9,3% desempenham funções relacionadas ao fornecimento de serviços e produtos, comércio, governo e outros relacionados a atividades da agroindústria.
O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.
Origem da comemoração – A ideia de uma celebração internacional dedicada às mulheres surgiu em 1910, como uma proposta da dirigente socialista alemã Clara Zetkin. A data, entretanto, só foi escolhida depois de 8 março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.
O Dia Internacional da Mulher só se popularizou no Ocidente a partir de 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas reconheceu formalmente a data.
Este espaço busca destacar as conquistas sociais, políticas e econômicas que as mulheres vêm alcançando nos últimos tempos, e disponibilizar recursos para auxiliar a prática docente.
Foto: freeplink imagens / Arte: Sindicato Rural de Caxambu
Fonte de informações: canal rural