A sala de reuniões e cursos do Sindicato Rural de Caxambu, na sede do Parque de Exposições foi o palco da apresentação dos primeiros resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) voltado para a Apicultura no município.
Com presença de Apicultoures, representantes do Sindicato Rural de Caxambu, membros do Senar MG, o evento, que aconteceu no dia 24 de fevereiro, foi um momento marcante, comprovando o desenvolvimento do setor de apicultura na região e confirmando o apoio fundamental que estes produtores estão recebendo do Sindicato Rural de Caxambu e do Senar.
Com grande tradição na exploração dos produtos elaborados pelas abelhas devido a extraordinária biodiversidade da região, a apicultura tem sido fundamental também para o meio rural na obtenção de renda para as famílias de Caxambu e região.
Neste contexto, em parceria com o SENAR/MG, o Sindicato Rural de Caxambu vem capacitando e qualificando apicultores do município e da região, por meio de cursos específicos e do AteG, programa de assessoria técnica e gerencial.
“Dedicamos muito esforço para formarmos um grupo de ATeG de apicultura, pois sabemos da importância de capacitarmos nossos apicultores para que possam fazer uma gestão profissional dessa atividade tão nobre para a nossa sociedade. O ramo apícola vem a cada ano se consolidando como um negócio rentável e de grande importância para a geração de empregos no meio rural. O nosso sindicato tem enorme gratidão ao sistema FAEMG/SENAR por disponibilizar toda essa estrutura profissional na qualificação dos nossos apicultores. Após esse primeiro ano do programa, verificamos que há uma expansão das colmeias locais e da constituição de uma associação para criação de uma casa do mel”. – afirmou Eduardo Rafael presidente do Sindicato Rural de Caxambu
Veja abaixo depoimentos que comprovam o sucesso do programa:
Kleder – Apicultora – Caxambu–MG.
“Há três anos me despertou um interesse em trabalhar com abelhas africanizadas. Estudando um pouco sobre o mundo das abelhas, me encantei. Surgindo então o meu primeiro apiário. Tive muitas dificuldades no manejo e na parte gerencial.
Conhecendo o Sindicato Rural de Caxambu, resolvi me afiliar e foi através do sindicato que tive conhecimento de um programa chamado ATeG. Desde então, através do técnico do SENAR, que me acompanha na atividade, é que estou podendo me organizar de um modo profissional na apicultura.
Tenho toda assistência e acompanhamento necessário para me profissionalizar e ter uma renda familiar satisfatória. Graças a essa iniciativa entre o Sindicato de Caxambu, FAEMG, INAES e SENAR, chegarei em um futuro próximo, próspero. Sou grata a todos os envolvidos”.
Eduardo Lage – Produtor rural – Soledade de Minas – MG
“Tomei conhecimento do Programa AT&G do SENAR ao participar de cursos técnicos ofertados através do Sindicato Rural de Caxambu. Fiquei muito bem impressionado com a equipe de colaboradores, a estrutura, organização e competência desse Sindicado nas pessoas de sua contadora Solange e o presidente Eduardo.
Esse programa de Assistência Técnica e Gerencial está sendo fundamental para elevar a atividade de Apicultura à um nível de profissionalismo impossível de atingir sem o fomento das entidades públicas e privadas. Esperamos que a próxima fase seja de aperfeiçoamento e consolidação dessa imprescindível iniciativa”.
Jaqueline César de Carvalho – Bióloga, apicultora e meliponicultora – Aiuruoca MG
“Participei do primeiro ano do programa de Assistência Técnica e Gerencial ATeG pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caxambu. Trabalhamos com a apicultura já há bastante tempo, porém, como atividade secundária/terciária.
Já adquirimos algum conhecimento técnico e temos uma linha de produtos e uma clientela que aprecia nossos produtos. A participação no ATeG vem num momento em que a atividade de apicultura passa a ser nosso principal objetivo e, sendo assim, a parte gerencial é muito bem vinda para que possamos estruturar melhor nosso negócio e traçar as metas para o nosso desenvolvimento.
Neste primeiro ano foi importante a tomada e análise de dados para perceber como estamos e o que desejamos. Ainda é um desafio para nós os cálculos dos custos de produção em nossa estrutura familiar. Tem sido um momento interessante para o nosso trabalho. Somos muito gratos pelo Sindicado dos Produtores Rurais de Caxambu por esta oportunidade.
A apicultura é uma atividade significativa em nossa região, com excelente pastagem apícola e qualidade ambiental. Esse incentivo por parte do Sindicato é fundamental para o desenvolvimento desta atividade em nossa região”.
Leandro Nogueira – Apicultor – São Lourenço – MG
“Participo do programa AteG do Sindicato Rural de Caxambu e estou muito satisfeito com o programa que tem me ajudado no gerenciamento da minha profissão que é a apicultura
O programa me ajudou muito na produção, principalmente a colocar valor nos produtos apícolas .
Vejo que é de suma importância a iniciativa do Sindicato Rural de Caxambu, demonstrando que nossa profissão tem valor. Inclusive a apicultura era uma renda secundária e com o crescimento e desenvolvimento pelo AteG do Senar, hoje trabalho só na área da apicultura. O Sindicato Rural de Caxambu está de parabéns”.
Bruno Sant ‘Anna de Freitas – Apicultor – Soledade de Minas – MG
O programa do ATeG ajudou a me tornar um profissional da apicultura através do Sindicato Rural de Caxambu. O presidente Eduardo me procurou oferecendo a participar do programa e também cursos do Senar de apicultura ajudando na profissionalização na área.
Com a orientação do técnico alcancei melhoria na produção de mel e própolis. Tive acesso a novas técnicas e conhecimentos, com metas para uma melhoria na média de receita e me colocando dentro do mercado da apicultura, interagindo com a realidade de outros apicultores da região.
Foi a oportunidade que precisava para me profissionalizar na apicultura!