Para ampliar os conhecimentos e apresentar a realidade da produção rural, a coordenação do Curso de Técnico em Agronegócio da Rede E Tec Brasil / Senar que está sendo realizado em Caxambu promoveu duas visitas técnicas para os alunos em propriedades da região.
O objetivo foi principalmente mostrar aos participantes, empreendimentos agropecuários de porte e segmentos diferentes, para que eles possam reforçar os conceitos teóricos ministrados no curso em ambientes empresariais de destaque, assimilando informações práticas de cada empresa.
A primeira visita foi no Golden Garden, propriedade que possui um café especial e premiado. Na oportunidade o condutor e instrutor da visita foi o agrônomo José Carlos Ematné que abordou temas relacionados a cultura do café.
-“São visitas importantes. O curso de Agronegócios está sendo de grande valor, com aulas online e presenciais. Para mim, que trabalho diretamente com a carteira de produtores rurais no Sicoob Credivar, estou obtendo não só o conhecimento técnico, mas também prático, fazendo-me entender o dia – a – dia do produtor”- afirmou a aluna Camila Gleicy.
Outra visita foi na fazenda Monte Alegre da empresa Simonetti em São Vicente de Minas, onde estão plantados 700.000 pés de cítrus de variedades diversas numa área aproximada de mil hectares.
-“ A visita na fazenda da Simonetti Citrus foi muito válida para nosso conhecimento prático, pois podemos ver como um negócio familiar, se tornou uma empresa de grande porte, referência na Citricultura em todo país” – afirmou o aluno Luan Antônio que é de Cruzília MG.
Acompanhados pelo instrutor do SENAR Leandro de Freitas Santos e pelo Agrônomo da empresa Simonetti, João Paulo Sirigatti Gouveia, os alunos puderam conhecer mais sobre a produção, que fornece cítrus de mesa para todos os estados do Brasil.
-“Foi uma visita foi muito proveitosa, as informações prestadas pelo Agrônomo João Paulo sobre o cultivo de citrus foram muito importantes e de extrema relevância. Foi apresentado o passo a passo do cultivo até a colheita, um manejo bem planejado e o cuidado que é necessário para se ter uma excelente produção. Tudo isso veio aprimorando o conteúdo que temos aprendido nas Unidades Curriculares do Curso, e que, tem sido muito bom e tem ampliado muito meus conhecimentos em relação a agricultura. – disse a aluna Lilian Neves.
Entre os alunos a opinião é mesmo unânime: ver de perto a rotina de propriedades como as visitadas, auxiliam no melhor entendimento de como é a profissão. –“Compreendemos vários aspectos da produção de citros, desde a sua produção inicial no que se diz respeito às mudas e preparo de terra até a comercialização final. Foi muito produtivo a experiência que tivemos e de grande aprendizado. O curso Técnico de Agronegócio tem sido muito proveitoso pois trata da importância do homem do campo e seu papel relevante na economia e na sociedade como um todo, trazendo também visão ampla e mudança de ótica no sentido de considerar a propriedade rural como empresa rural”- contou o aluno Paulo.
O Sindicato Rural de Caxambu, o SENAR MG e a Prefeitura de Caxambu promovem este curso de Técnico em Agronegócio da Rede E Tec Brasil / Senar, que conta com participação de alunos de Soledade de Minas, Caxambu, Cruzília, São Vicente, Baependi, Heliodora e até do sul da Bahia.
O Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio proporciona habilitação profissional como Técnico em Agronegócio, equivalente ao Técnico de Nível Médio. As aulas têm Ensino a Distância (80% online) e 20% presencial com as aulas sendo realizadas no Centro de Convenções. A carga horária total é de 1.200 horas e a duração do curso é de 2 anos.