O município de Alfenas, no Sul de Minas, vai sediar um dos encontros regionais programados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de construir uma agenda estratégica, que irá nortear as políticas públicas do setor até 2030. O encontro no muncípio está previsto para a segunda quinzena de fevereiro. Serão sete encontros pelo Estado.
Segundo o secretário Zé Silva, estes encontros são fundamentais porque servirão de plataforma para o debate sobre o desenvolvimento da agricultura e pecuária em Minas Gerais e no país. “Iremos ouvir os diferentes setores, pois queremos que essas ações sejam integradas e que o processo seja uma construção coletiva”, afirma.
Zé Silva informa que, após ouvir os representantes dos diversos segmentos, será elaborado um documento final que vai contar com a colaboração de especialistas e pessoas renomadas do agronegócio mineiro e nacional, como o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli; o Presidente da Embrapa, Maurício Lopes; o pesquisador da Embrapa, Paulo Martins; o especialista em políticas públicas, Sérgio Paganini e o sociólogo Rudá Ricci.
O secretário Zé Silva também já anúnciou outras etapas dos eventos regionais em Montes Claros (Norte de Minas) e Uberaba (Tirângulo Mineiro).
Ações no Sul de Minas
O Sul de Minas é a principal região produtora de café no Estado, com cerca de 10 milhões de sacas (40,7% da produção estadual). Um dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura na região é o Certifica Minas Café. Em parceria com as instituições que representam a cadeia do café, as ações buscam responder ao desafio de buscar a melhoria da produtividade e da qualidade dos cafés, bem como fazer com que os mercados interno e externo reconheçam os avanços já conseguidos.
Já foram certificadas mil propriedades na região, 58% do total do Estado. As orientações para a adequação das propriedades por meio das boas práticas agrícolas em todos os estágios da produção, atendendo às normas ambientais e trabalhistas, são feitas pela Emater-MG. Já as auditorias preliminares para checar as adequações de acordo com os padrões internacionais são realizadas pelo IMA. Concluindo o processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria final e concede a certificação às propriedades aprovadas.
Outro programa desenvolvido é o Minas Leite que tem como objetivo melhorar o gerenciamento das propriedades, orientando os produtores no uso de tecnologias simples e de baixo custo, voltadas para a melhoria da produtividade e da renda do produtor. Cada propriedade assistida pela Emater-MG se transforma numa unidade demonstrativa para outros dez produtores vizinhos, criando um efeito multiplicador. No programa são priorizadas as propriedades com produção de até 200 litros de leite/dia. No Sul de Minas, o programa começou em 2009 e conta com 163 propriedades atendidas.
Em 2013, também foram assinados convênios com 22 municípios da região para reforma e revitalização dos parques de exposições, totalizando R$ 2,2 milhões. Os parques são considerados locais estratégicos para o meio rural, onde são realizados os leilões de raças, torneios leiteiros, feiras e eventos da agricultura familiar e outras atividades de extensão fundamentais para aumento da produtividade.
Produção de grãos
O Sul de Minas foi a quarta maior produtora de grãos do Estado em 2013, segundo o IBGE. A safra atingiu 1,7 milhão de toneladas, o que equivale a 14,4% da produção estadual. A área plantada foi de 359 mil hectares.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais