O Ministério do Meio Ambiente vem realizando cursos de capacitação on-line para o preenchimento do CAR (Cadastro Ambiental Rural). A primeira turma, formada no início de julho, superou as expectativas dos organizadores e recebeu 20 mil inscrições. As inscrições para a segunda turma serão abertas no próximo dia 12 de agosto.
Em Minas Gerais, até a o final da semana passada, apenas 2% dos imóveis rurais haviam feito o cadastro, segundo entidades do setor. O prazo para que todos as propriedades rurais do país sejam inscritas vence no dia 5 de maio de 2015. Em Minas, são aproximadamente 550 mil imóveis.
O CAR é a principal ferramenta para que as leis do Código Florestal Brasileiro sejam colocadas em prática. O cadastro é um registro eletrônico, criado pela Lei nº 12.651/12, obrigatório para todos os imóveis rurais, e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das APP (Áreas de Preservação Permanente), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (UR) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
Sem o preenchimento do cadastro, produtores rurais podem ter, entre outros obstáculos, problemas para obter crédito. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o objetivo do curso é formar facilitadores para o cadastro de imóveis rurais, com prioridade para o apoio aos proprietários ou posseiros rurais que tenham área de até quatro módulos fiscais e desenvolvam atividades agrossilvipastoris.
Os inscritos passarão por processo seletivo e as aulas da primeira turma começam no dia 12 de agosto. A segunda turma, com inscrições do dia 12 ao dia 31 de agosto, está prevista para começar no dia 15 de setembro. No total, serão quatro turmas, sendo a primeira de mil alunos e as demais de 10 mil cada.
O curso tem duração de 78 horas, com dedicação média de 12 horas semanais, e será ministrado em até sete semanas. Cada turma será acompanhada por um tutor (docente on-line), preparado para tirar dúvidas de conteúdo e de uso das ferramentas. Os participantes receberão um certificado de curso de extensão emitido pela Ufla (Universidade Federal de Lavras). Outras informações e inscrições no www.mma.gov.br.