A Expocafé oferece a produtores, técnicos, estudantes, extensionistas, pesquisadores, lideranças e profissionais ligados ao agronegócio café a oportunidade de conhecerem o que há de mais atual no segmento, estimulando um espaço de empreendedorismo por meio de negócios, contatos e formação de parcerias.
A previsão é que cerca de 150 empresas participem da Expocafé 2013, com a exposição de equipamentos e insumos voltados à cultura do grão, desde o plantio até a colheita. A feira recebe representantes dos diferentes elos da cadeia produtiva e conta com programação que inclui também o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, dinâmicas de campo, cursos e palestras técnicas realizadas pelos expositores.
Além disso, os visitantes poderão conhecer, até a próxima sexta-feira (14), as novas variedades de café desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e organizadora do evento.
Produção em Minas Gerais
Minas Gerais ocupa a liderança na produção de café no país. Para 2013, a safra prevista deverá ficar em torno de 25,5 milhões de sacas, o correspondente a 52,5% da produção nacional. No ano passado, os cafeicultores mineiros exportaram o equivalente a US$ 3,8 bilhões, ou seja, 61,9% de toda a exportação do agronegócio mineiro (US$ 6,1 bilhões).
O Sul do Estado é o maior produtor do grão em Minas. Segundo dados do IBGE, a safra prevista para a região neste ano é de 10,2 milhões de sacas, o que corresponde a cerca de 40,6% da produção mineira. Três Pontas é o segundo maior produtor de Minas Gerais. Para 2013, a estimativa é que o município produza cerca de 467 mil sacas de café.
Com informações da: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais