FRUTIFICA MINAS 2011

O Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo Kamp participou do Frutifica Minas 2011, evento da EMATER realizado no Centro de Convenções de Caxambu e que fez parte da Semana Nacional do Alimento Orgânico uma promoção da EPAMIG, EMATER-MG e GOVERNO DE MINAS com apoio da Prefeitura Municipal de Caxambu
Nas palestras participação de de Engenheiros das Universidades de Lavras e Alfenas e técnicos da EMATER.
O objetivo do FRUTIFICA MINAS é aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da produção de frutas no Estado uma ação criada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e pela secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Em 2010 foram realizadas etapas do Circuito Frutifica Minas em quatro regiões do Estado: Campo das Vertentes (em São João del Rei, no dia 17 de junho), Norte (em Janaúba, dia 8 de julho), no Sul (Caxambu, dia 19 de agosto) e no Triângulo (Uberlândia, em setembro). “São municípios estratégicos na produção. Nos próximos anos, pretendemos ampliar o circuito para mais municípios e inserir o evento no calendário de atividades dos fruticultores”, afirma o coordenador da Emater-MG Denny Sanábio.
“A fruticultura em Minas Gerais vem apresentando grande destaque no cenário sócio-econômico nacional. A área plantada é de mais de 130 mil hectares, com produção de mais de 2,3 milhões de toneladas por ano. A atividade está presente de forma comercial em 500 municípios mineiros e gera cerca de 500 mil empregos diretor e indiretos”, ressalta Deny Sanábio.
Ele explica que o Circuito Frutifica Minas é uma oportunidade de multiplicar a disseminação de tecnologias junto aos produtores, o que poderá contribuir para o aumento da produtividade, com redução de custos de produção e consequente aumento da renda. “O mais importante é garantir a sustentabilidade dos fruticultores. A atividade é grande geradora de emprego e Minas Gerais tem muito potencial para ampliar a participação nos mercados nacional e internacional”, afirma o coordenador.
Sanábio enfatiza que os fruticultores precisam estar atentos às crescentes exigências de qualidade por parte dos consumidores, o que deverá influenciar o desenvolvimento do setor, inclusive com introdução de novos tipos de frutas. Uma estratégia sugerida é o plantio de variedades com épocas diferenciadas de colheita. Isso, explica, vai permitir a comercialização durante um período maior, sem que os produtores tenham que se sujeitar aos preços menores praticados nos picos de safra.
O Circuito Frutifica Minas tem entre os parceiros a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Universidade Federal de Lavras, a Ceasaminas e apoio da Sociedade Mineira dos Engenheiros Agrônomos (SMEA) e do CREA-MG.
Com informações da EMATER MG
Fotos: Prefeitura de Caxambu