ALIANÇA MUNDIAL PELO SOLOS SE REÚNE EM ROMA

O solo é um recurso essencial e uma parte vital do meio ambiente, onde é produzida a maior parte do alimento do mundo.

Ao mesmo tempo em que o solo fornece espaço vital para os seres humanos, exerce funções ecossistêmicas determinantes ao fornecimento e armazenamento de água, ao equilíbrio do clima, à conservação da biodiversidade e à captura de carbono da atmosfera.

Mas os solos estão sob pressão, devido ao aumento da população, às maiores demandas por alimentos e aos usos competitivos da terra.

A Aliança Mundial pelos Solos – The Global Soil Partnership (GSP) -, estabelecida em 2012, realiza, de 05 a 07 de junho, sua 7ª Assembleia Plenária, na sede da FAO (Roma, Itália) – Organização da ONU para Alimentação e Agricultura, com discussões sobre o Avanço nos Pilares da Parceria Global de Solos, sobre o Trabalho do Painel Técnico Intergovernamental de Solos e sobre o Desempenho Global da Aliança Mundial pelos Solos.

Diversos programas do Governo Federal estão voltados para a conservação e o uso sustentável do solo.

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) coordena um deles: o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), uma ação do Governo Federal voltada para a conservação e o uso sustentável do solo.

Além disso, o centro de pesquisa carioca também está presente em ações do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC) e dos zoneamentos agroecológicos.

Fonte/Embrapa